segunda-feira, 6 de junho de 2011

Banda Larga será tema de segundo debate na sede do PT nesta terça-feira (7)

O amplo acesso à internet será tema de um novo debate no Partido dos Trabalhadores, na sede nacional, em Brasília.
Com o tema “Plano Nacional de Banda Larga: Impactos Políticos, Econômicos e Sociais”, o PT realizará a II Mesa de Controvérsias e Convergências. O debate será realizado nesta terça-feira (7) a partir das 19 horas terá a presença do secretário executivo do Ministério das Comunicações, César Alvarez.

O secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Renato Simões, afirma que o acesso à internet ainda é um desafio para o governo. “Depois de oito anos de governo Lula, o Ministério das Comunicações tomou a peito a universalização da banda larga como uma política pública para tornar acessível esta tecnologia”.

O encontro vai debater questões chaves para a universalização da internet. “O tema do papel do público e do privado neste processo de universalização, o papel da Telebrás, uma empresa que tinha sido abandonada pelo governo Fernando Henrique e resgatada no final do governo Lula e muito fortalecida no governo Dilma, o impacto político que o acesso de grandes massas às tecnologias às grandes massas pode ter para programas de participação popular, de formação política, de organização”.
Documento oficial
Após a reunião será formulado um documento para a executiva nacional do PT, “para que o partido possa se apropriar desta discussão para tomar as providências que julgar necessárias, de modo a viabilizar este importante programa do governo Dilma que terá, como disse, um grande impacto na política de democratização da comunicação no nosso pais”.
Foram convidados para o debate os dirigentes nacionais e estaduais do PT, parlamentares, setoriais e militantes petistas de movimentos sociais nacionais. O resultado do processo estará disponível no Portal do PT e na TVPT.
Controvérsias e convergências petistas

O projeto Mesa de Controvérsias e Convergências tem a intenção de promover debates sobre diversos temas, como explica Simões. “É um espaço novo para criar uma oportunidade de aprofundamento de grandes temas nacionais sobre os quais há convergências e controvérsias dentro do PT, juntando petistas que militam nas várias frentes de atuação. Estão lá dirigentes partidários setoriais, membros do governo, parlamentares e militantes petistas de movimentos sociais”.

As inscrições prévias podem ser feitas junto a secretaria de movimentos populares na sede nacional do PT. O debate começará às 19h. Mais informações pelo fone (61) 3213-1425, com Martistella.  

(Ricardo Weg - Portal do PT)