O líder da bancada petista na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), destacou hoje (2) a importância da aprovação, pelo plenário da Câmara, na noite de quarta-feira (1), do novo marco regulatório do pré-sal. "É um avanço histórico, por permitir a utilização de uma riqueza nacional em beneficio de todo o povo brasileiro.
O regime de partilha aprovado para o pré-sal representa um modelo compatível com o interesse nacional e o Fundo Social poderá ajudar o país a resgatar uma divida histórica, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais e regionais", afirmou o líder.
"A criação deste fundo revela que queremos usar todas as riquezas que virão através do pré-sal, não apenas para encher os cofres do País, mas principalmente para investirmos na área social e ambiental. O mais importante neste momento é que estamos assegurando um desenvolvimento mais equilibrado, com desconcentração de renda, na sequência do que estamos tendo com o governo do presidente Lula", afirmou.
Ferro reafirmou a importância da conclusão da votação no novo marco regulatório para o setor de petróleo e lembrou que o Brasil poderá ser em breve a quinta potência mundial no setor. Destacou também a importância de o novo modelo superar o anterior- de concessão - legado pelo governo do PSDB e PFL (atual DEM), que privilegiava as empresas estrangeiras de petróleo. "Com a importância geopolítica crescente do petróleo, além do seu valor econômico, manter o regime de concessão para o pré-sal seria defender interesses antinacionais", disse Ferro.
Liderança do PT / Câmara (www.ptnacamara.org.br)